Saúde em Foco: Dra Kelle Gardênia fala sobre Saúde Mental.
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como prevenir o seu acontecimento. Sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Importante compreender que as causas do suicídio são variadas e, segundo o CVV, especialistas identificam transtornos mentais na maior partes das pessoas que se suicidam ou que apresentam ideações suicidas. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se : depressão, na forma simples, quadros de bipolaridade, a dependência química e quadros psicóticos. Entretanto, o suicídio acontece também de maneira impulsiva diante de algumas situações impactantes da vida, como final de relacionamentos, perda de pessoas queridas, abusos ou mesmo crises financeiras, e até entre pessoas que sofrem de algum tipo de discriminação .
Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser prevenido.
Seja solidário. Nós nunca sabemos o que cada pessoa enfrenta.
Escrito por:
Kelle Gardênia Rocha de Jesus
Psicóloga Clínica
Neuropsicóloga
CRP 19/2335
COMENTÁRIOS